O Mês de abril terminou e, como de costume, estou aqui para fazer uma análise dos números das três principais Brands do Wrestling americano. Para vê a breve análise, veja na continuação...
Média do RAW em Abril de 2016: 3521750
Média do RAW em Março de 2017: 3197000
Média do RAW em Abril de 2017: 3387417
Média do SMACKDOWN em Abril de 2016: 2334750
Média do SMACKDOWN em Março de 2017: 2677750
Média do SMACKDOWN em Abril de 2017: 2756750
Média do IMPACT WRESTLING em Abril de 2016: 300500
Média do IMPACT WRESTLING em Março de 2017: 306200
Média do IMPACT WRESTLING em Abril de 2017: 296500
Começando pelo RAW, à primeira vista, parece que nada mudou e o ela (a brand) continua no processo da falacia do falso crescimento, mostrando um aumento de quase 200 mil em relação ao mês passado. Porém, analisando mais de perto, vemos que a média mensal de abril foi puxado basicamente por causa do RAW pós-Wrestlemania. Que geralmente costuma ser a maior audiência do primeiro semestre.
Claro que existe o fator NBA neste mês, o que fez a brand vermelha sofrer um pouco e ter essa grande queda durante o mês, porém, isso é um lado de ver a história e se manter na falácia do falso crescimento. Em 2016, o RAW pós-Wrestlemania deu audiência de 4 milhões e, comparando esse mês com o do ano passado, a brand caiu mais de 130 mil. Além de outro fato: O RAW pós-Wrestlemania desse ano foi o pior dentre todos os pós-Wrestlemanias da brand.
Então não, a brand não apresentou melhoras reais e continua em queda livre. Mas como sempre digo: Vamos aguardar os resultados do próximo mês, onde a influência da NBA deverá ser menor, pelo menos da segunda semana até o final.
Indo ao Smackdown, é a primeira vez que venho aqui dizer que a brand não teve melhora real, alias, ao meu ver, desde a brand split do ano passado, é a primeira vez que ela apresenta quedas reais. Porém, este mês a brand teve sorte e isso não foi percebido e manteve uma aparente melhora.
A primeira semana foi Smackdown Pós-Wrestlemania e na semana seguinte já foi o draft, o que já deu uma boa segurada na média mensal, tanto que nas duas semanas seguintes a brand teve a segunda e primeira audiência do ano, respectivamente. Novamente, teve o fator NBA que dificultou um pouco, porém, e novamente, isso não é desculpa; esse tipo de argumento só ajuda na falácia do falso crescimento.
E o que ajuda nessa minha teoria da falácia do falso crescimento, é comparando com o mesmo período do ano passado, que teve uma melhora de mais de 400 mil. Porém, o Smackdown só foi passar por sua revolução dois meses depois, então isso não é parâmetro para nada, não fez mais que sua obrigação. Este número só está ali apenas de enfeite e vê se a brand está fazendo o mínimo necessário. Fazer esse tipo de comparativo só terá mais credibilidade, com o Smackdown pelo menos, a partir de junho, quando recomeçou a brand split.
E o impact foi a que teve a pior piora real. Como eu já venho dizendo, o Impact de Billy Corgan só começou a pegar o embalo na audiência no segundo semestre, por tanto, o comparativo entre períodos só ficará com mais credibilidade no próximo semestre. Ou seja, digo isso já afirmando que seria muito provável que o Impact apresentasse um aumento e isso não teria representado nada, a não ser ter feito o dever de casa. Mas nem isso o Impact conseguiu fazer.
Comparando os dois períodos, o Impact apresentou uma queda de 5 mil, ou seja, não conseguindo nem atingir a meta básica de ultrapassar o começo conturbado da brand no ano passado, onde estava se reajustando. Situação ficando cada vez mais feia para o impact. Além disso, teve uma queda de quase 10 mil em relação ao último mês. Nem aparentemente teve melhoras, na real então... Um verdadeiro caos. Tem a mesma desculpa das outras duas brands: NBA. Mas garanto que em abril do ano passado houve o mesmo problema e com a brand se reajustando ainda; e não conseguiram fazer o dever de casa de atingir a meta básica de superar a própria audiência trágica do ano passado. E terminando, a audiência desta última semana ainda foi a segunda pior do ano.
Concluindo, e resumindo, as três brands tiveram um mês terrível e vão ter que fazer muitas mudanças para tentar recuperar. O que já não vinha sendo bom, acaba de ficar pior, para as três brands. E como não se bastasse, ainda foi anunciado que o PPV de julho do RAW terá o nome de "Great Balls of Fire". Com esta pérola, eu encerro por aqui e até mês que vem com mais uma análise!
*BÔNUS*
Eu consegui juntar os dados de audiências das três brands até 2011 e abaixo segue as médias anuais delas (as brands). Tanto o RAW, quanto o Impact, e até o Smackdown vêm de queda. Sendo pior a queda do impact que, inclusive, não está conseguindo nem bater os 300 mil médio mais. Smackdown, desde junho do ano passado, era a única que vinha de melhora e, inclusive, conseguindo neste ano recuperar até a audiência de 2013, mas deu uma desandada neste último mês.
RAW:
Média de 2017: 3234216
Média de 2016: 3197481
Média de 2015: 3701115
Média de 2014: 4143558
Média de 2013: 4155788
Média de 2012: 4330300
Média de 2011: 4797212
SMACKDOWN:
Média de 2017: 2676647
Média de 2016: 2418731
Média de 2015: 2364415
Média de 2014: 265732
Média de 2013: 2666192
Média de 2012: 2726365
Média de 2011: 2914769
IMPACT WRESTLING:
Média de 2017: 297176
Média de 2016: 3110381
Média de 2015: 327250
Média de 2014: 1115794
Média de 2013: 1261942
Média de 2012: 1374192
Média de 2011: 1612500