Após um longo hiato de três meses, estou de volta para fazer a atualização da audiência do mesmo período. Para vê a análise, veja na continuação...
Média do RAW em Junho/Julho/Agosto de 2016: 3123308
Média do RAW em Maio de 2017: 2709133
Média do RAW em Junho/Julho/Agosto de 2017: 3079077
Média do SMACKDOWN em Junho/Julho/Agosto de 2016: 2417214
Média do SMACKDOWN em Maio de 2017: 2300200
Média do SMACKDOWN em Junho/Julho/Agosto de 2017: 2486231
Média do GFW IMPACT em Junho/Julho/Agosto de 2016: 333500
Média do GFW IMPACT em Maio de 2017: 286500
Média do GFW IMPACT em Junho/Julho/Agosto de 2017: 307571
Começando a análise pelo RAW: No mês de junho ainda houve alguns jogos da NBA, o que ocasionou uma baixa na audiência da brand, saindo inclusive a menor audiência do ano até agora neste período (2542000). Porém, nos dois meses seguintes, essa ameaça já não mais esteve presente, por conta do fim da temporada; o que levou naturalmente a brand a aumentar sua audiência, ou seja, não por mérito algum e sim por questões naturais, era o esperado. Tendo um aumento de pouco mais de 300 mil nesse período em relação ao mês de maio.
Para provar o que digo e, como já mostrado nos dados do histórico acima, houve uma queda de pouco mais de 40 mil em relação ao mesmo período do ano passado; mostrando que houve melhora nenhuma, aliás, teve uma pequena piora. Voltando um pouco mais atrás, em 2015, o mesmo período deste ano bateu a marca de 3736083, uma diferença de quase 700 mil. E o que podemos esperar até o fim do ano do RAW?
Como disse, como o esperado, o RAW - como pode ser observado pelo gráfico - teve uma pequena melhora em agosto, o que já era esperado, já que foi um período sem concorrências. Em setembro começa a temporada regular da NFL e por histórico, assim como na NBA, a WWE nunca consegue ter nenhuma tipo de preparo para enfrentar a situação, ou quando tem não é bom o suficiente. Então posso dizer seguramente que é esperado que a tendência da audiência é voltar a cair, o quão vai cair só dependes deles contornar. É por isso que algumas storylines foram criadas de última hora para tentar contornar a situação, como por exemplo John Cena X Roman Reigns.
Indo para o Smackdown, chegou o momento que eu venho falando desde o início do ano. Como a divisão de brands ocorreu na metade do ano passado, a análise comparativa ficaria mais fiel e realista quando chegasse ao meio deste ano em diante; e chegou. Mas como também já vim dizendo, faz alguns poucos meses que a brand finalmente chegou ao seu auge com esse formato e já vinha começando a dar sinais de fraquezas, com a audiência começando a decair levemente. Inclusive, a brand também teve sua pior audiência do ano até agora neste período (2072000), também com influência de final de temporada da NBA.
Assim como o RAW, o Smackdown também teve um bom aumento em relação ao mês de maio, um aumento de quase 200 mil; aumento este que também já era esperado com a ausência da forte concorrência da NBA. E também como o esperado, tendo um relativo aumento durante o mês de agosto.
Comparando com o mesmo período do ano passado, nos deparamos com uma surpresa, o Smackdown teve um aumento de quase 70 mil em relação ao mesmo período do ano passado, mas isso também não significa que a brand voltou a crescer, pois está contando com o mês de junho e parte de julho onde estava com o modelo antigo. Então como ficou comparando apenas o período com o draft?
Entre 19/07/2016, quando recomeçou a divisão de brands, até o final de agosto do mesmo ano, o Smackdown bateu a marca de 2724143. Agora comparando com o mesmo período deste ano (Entre o show do dia 18/07/2016 até o fim de agosto do mesmo ano) ficou na marca de apenas 2558000. Ou seja, houve uma queda de pouco mais de 150 mil. Então voltando a conclusão: Não, o Smackdown não melhorou, muito pelo contrário, está mostrando queda. Mostrando que a brand de fato está chegando ao seu desgaste (natural) e se não houver uma melhora significativa no booking, vai continuar a cair e, até me arrisco a dizer, a voltar o que dava no primeiro semestre de 2016.
Então, o que podemos esperar do Smackdown? Com base no histórico estatístico, o mais esperado é que o Smackdown também venha a ceder frente a temporada da NFL e venha a decair junto com o RAW. Queda essa, para ambas as brands, que deve ir até o final de 2017. Só devem voltar a "crescer" no início de 2018 e, como sempre, voltar a cair depois do Road To WM e RAW/SD pós-WM. O crescer entre aspas é porque também dificilmente vão superar o mesmo período que os anos anteriores. Como já mostrei, pelo registro histórico que tenho desde 2007, do RAW, e apenas desde 2011, do Smackdown, elas vêm decaindo a cada ano. Smackdown teve uma sobre vida com a brand split, mas o desgaste natural e a falta de bom booking para contornar esse desgaste, vem comprometendo a audiência brand novamente. o RAW, por exemplo, vinha conseguindo dar audiência na casa dos 5 milhões em 2007 e hoje luta para se manter na média dos 3 milhões anuais. Uma queda de 2 milhões; isso até me lembra de outro ponto: Que a queda/aumento de audiência no Pro-Wrestling ocorre de forma bem lenta, cada ponto decimal conseguido é bom para qualquer uma das brands e seus resultados só tem seus efeitos plenamente notado a longo prazo. Talvez seja por isso que a WWE não tenha feito nada a respeito durante anos. Salvo exceções quando há uma troca de emissora, por exemplo, como no caso do impact que saiu do Spike e foi para a Destination America (Hoje na POP), que são duas emissoras bem diferentes quando se fala de alcance. Entre a POP e a Destination America não há muita diferença.
Mas enfim, falando no GFW Impact, vamos começar a análise dela. Como eu também já vinha falando, os efeitos da administração de Billy Corgan, em 2016, só foi começar a ser surtido mais de junho em diante, quando teve uma explosão na audiência, chegando a bater os 400 mil uma vez (maior audiência do Impact em 2016, 410 mil sendo mais exato). E, de fato, neste mesmo período (Junho/Julho/Agosto) para o mesmo do ano passado houve uma queda de pouco mais de 25 mil. Muito disso se deve também a toda a mudança que a promoção teve, mudança criativa, sofreu uma rebrand (que é como fosse um botão de "reboot"). Claro que, como o esperado, a brand teve um aumento de pouco mais de 20 mil em relação a maio, mas que esse valor acaba ficando insignificante frente a essa queda em relação ao mesmo período do ano passado; no máximo que pelo menos conseguiu melhorar a audiência sem a concorrência do NFL; não fazendo mais que a obrigação deles.
Ah! Ainda tem-se de destacar que valor ali de 374000, que foi a maior audiência do ano inclusive, foi por conta do hype gerado em relação a fatores extra ringue, que foi todo o impacto gerado com as notícias envolvendo Alberto Rodríguez (AKA Alberto Del Rio/El Patrón) e sua esposa Saraya Bevis (AKA Paige) , senão nem essa maior audiência do ano teria conseguido e certamente teria tido uma audiência menor, não menor que a de maio, porém, perto.
Outro fato é bom destacar, é que até pelo andamento das audiências no gráfico do GFW Impact, é que está com tendência de queda. Mesmo tendo conseguido superar a audiência de maio, ou seja é nítido e visível a queda que o GFW Impact vem tendo.
A previsão para o GFW Impact é a mesma que faço para o RAW e o Smackdown, a tendência é de queda até o fim do ano. Como a GFW está uma grande incógnita, é difícil dizer se voltará a melhorar no inicio de 2018.
E chego ao fim de mais uma análise de audiência e nós vemos em 2018 com a análise de Setembro até dezembro e também uma breve comparativa geral entre 2017 e 2016. Enfim, até lá e fui!