Como é de conhecimento geral, o século XX foi marcado como "A Era dos Territórios" no mundo do Pro-Wrestling. Ou seja, em cada esquina nos estados unidos tinha uma empresa com um World Title reconhecido por instituições importantes. Isso começou bem no início quando o primeiro World Title masculino acabou sendo separado, a famosa versão de Omaha.
Este é o tema que abordarei nesta coluna, para conferir veja na continuação...
George Hackenschmidt foi um dos primeiros a ser chamado de World Champion em 1905, sendo o primeiro entre os homens, porém, esta versão teve seu fim a um pouco mais de 50 anos depois, em 24/07/1957.
O atual campeão desse título na época, em 09/11/1957, alguns meses antes, era Lou Thesz e acabou perdendo o título para Édouard Carpentier via desqualificação devido a uma lesão nas costas de Lou Thesz, porém, nas regras da NWA, empresa que cuidava do título na época, previa que o título não podia mudar dessa maneira - como ocorre até hoje inclusive e em qualquer empresa praticamente -, com isso, Carpentier entregou e deu o título de volta a ele.
Porém, Édouard Carpentier ainda continuou sendo reconhecido como o campeão do mundo em Omaha, Nebraska e em Boston, Massachusetts. Foi reconhecido também mais tarde como o campeão do mundo pela WWA em Los Angeles, Califórnia. A versão Omaha do WHC foi unificada com o AWA WHC alguns anos mais tarde.
Lou Thesz ainda chegou, coincidentemente - ou não - a derrotar Édouard Carpentier em uma Rematch por DQ em 24/07/1957. E o título seguiu até 07/09/1963 quando foi unificado ao AWA WHC por Verne Gagne, fundador da empresa.