O wrestling em todas as suas vertentes tem como uma de suas maiores tradições a capacidade de criar momentos únicos que ficam na memória de espectadores para sempre e entram para a história. Hoje falaremos de um desses momentos: O maior throw da história do wrestling.
Veja na continuação...
Nas olimpíadas de 1972 em Munique, o wrestling passou por momentos mais do que conturbados (Leia sobre o massacre de Munique AQUI), porém, também contou com momentos históricos para o esporte. O momento que falaremos nesse post aconteceu numa match de wrestling greco-romano entre Chris Taylor (EUA) e Wilfried Dietrich (Alemanha).
Chris Taylor ficou famoso na época por ser o atleta mais pesado da história das olimpíadas, o Americano chegou a pesar 444 pounds/201kgs (Esse recorde só foi batido recentemente, em 2008, pelo judoca Ricardo Blas Jr.). Taylor também teve uma breve carreira dentro do Pro Wrestling, mas o destaque de sua carreira fica mesmo nas olimpíadas de 72 onde ele competiu tanto em Greco-Romano como em Freestyle Wrestling (Levando a medalha de bronze neste último).
Wilfried Dietrich já era nessa altura um dos maiores wrestlers da história da Alemanha e do wrestling em si. Ele já havia vencido as suas 5 medalhas olímpicas em ambos os estilos (Sendo 1 de ouro em freestyle wrestling em 1960) sendo um recorde que perdura até hoje, e suas outras 5 medalhas em campeonatos mundiais também nas duas modalidades (com também 1 de ouro em freestyle wrestling em 1961), além de sua medalha de ouro no campeonato europeu de freestyle de 1967. Dietrich já estava em fim de carreira e não estava na mesma forma que o manteve invicto por 7 anos dentro do freestyle (1955-1962), entretanto mesmo não levando medalhas, Dietrich viveria um dos maiores momentos de sua carreira e do wrestling em geral.
Chris Taylor também enfrentou Dietrich em freestyle wrestling e acabou vencedor, assim se encaminhando para a busca de medalha, mas foi a match contra Dietrich na modalidade Greco-Romana que fez história quando Dietrich foi capaz de aplicar um suplex antológico em Taylor e conseguindo o pin poucos momentos depois durante o segundo período da match, criando assim um dos momentos mais épicos da história do wrestling em geral.
O técnico da equipe Americana, Alan Rice, ainda relatou um episódio curioso que ocorreu um pouco antes da match entre Dietrich e Taylor:
"Faltavam mais ou menos uns 5 ou 10 minutos para a match e Dietrich chegou em Taylor e disse 'É tão bom te ver de novo!' e, em vez de um aperto de mão, Dietrich deu um abraço em Taylor com a verdadeira intenção de calcular se ele conseguiria passar os braços ao redor de Taylor. Nós tentamos impedir, mas já era tarde demais."
Wayne Baughman que era companheiro de equipe de Chris Taylor também relatou o que aconteceu pouco depois do final da match:
"5 minutos depois da match eu fui até o vestiário e vi Taylor inconformado. Ele então virou pra mim e disse 'Eu não achei que existia uma pessoa viva que poderia me jogar daquele jeito... Pelo visto eu estava errado..."
Abaixo deixarei o grande momento que foi aqui relatado. Um momento histórico que prova que o wrestling é fantástico em todas as suas formas, só depende de nós sermos ou não capazes de compreender.