Parceirões

PARCEIRÃO

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Wrestling Psychology: O Modelo da Lógica no Pro Wrestling.


Mesmo que você leitor esteja apenas começando a acompanhar a arte do Pro Wrestling já deve ter ouvido alguém que se acha importante na IWC falar (ou não) sobre "psico in-ring" ou "psychology" em uma match ou segmento.

Nesse espaço eu tentarei explicar o conceito de psychology da forma mais simples que eu puder, e, para que tudo fique mais fácil, vamos separar a reflexão sobre psychology no PW em 3 partes.


Veja o resto da coluna na continuação...



Psychology in the ring

A psychology no ringue basicamente determina o quão credível uma match será. É o fator que mede a capacidade de um wrestler de atuar no ringue de uma forma convincente e realista; ou seja, um wrestler com grande psico in-ring irá atuar de uma forma que faça a luta parecer uma disputa real, usando táticas (como a de focar os seus ataques numa parte do corpo do oponente ou taunts para fazer com que seu oponente se distraia ou fraqueje mentalmente) lógicas pra que seja capaz de chegar a vitória; já uma match de baixo nível em psychology será composta apenas por moves aleatórios, transformando a match em um spotfest.

Para que uma match tenha sucesso não basta ela ser apenas credível, também é necessário que exista drama para que o público tenha interesse de forma plena no que está acontecendo no ringue e compreenda os caminhos traçados pela storyline; por isso, é importante que o sell (ato de "vender" um move do adversário, fazendo parecer que o golpe tenha provocado danos) seja compatível com a história que está sendo contada.

 Steve Austin "sellando" a famosa Sharpshooter submission de Bret Hart.


Character/storyline psychology

O fator psychology vai muito além do que acontece no ringue, pois um wrestler também precisa agir dentro dos parâmetros de seu personagem para conquistar o público. Isso significa que o wrestler deve se comportar de acordo com a personalidade que tem seu personagem, pois não faz sentido um personagem que tenha características egoístas aparecer no segmento seguinte fazendo um comentário generoso e humilde.

Ric Flair em uma de suas famosas promos onde promovia seu personagem

Também é importante que o wrestler se comporte de acordo com a storyline em que o mesmo participa, pois o sucesso da storyline depende quase que totalmente da capacidade dos envolvidos de contar a história (story telling) de forma eficiente para o público.

Overall psychology

Nessa parte reside literalmente o que o subtítulo sugere. É a combinação das outras partes que falamos, formando assim a lógica geral da feud. Muitas vezes um wrestler é extremamente eficiente na hora de aplicar a lógica dentro do ringue, mas tem dificuldade de contribuir com a credibilidade de uma storyline num segmento (Cesaro por exemplo); ou, ao contrário: um wrestler pode ter grande talento para vender uma storyline em segmentos usando o microfone, porém, ter recursos limitados para contar a história dentro do ringue (The Miz é um bom exemplo). Um wrestler que deseja promover-se ao máximo deve ter boas capacidades de psychology dentro e fora do ringue.

A aplicação da lógica nos diversos estilos

Como é do conhecimento de todos, o Pro Wrestling é composto de diversos estilos. Essa variedade foi de extrema importância para que a arte atingisse sucesso em diversas parte do mundo. No Japão, por exemplo, o PW foi/é abordado de maneira diferente do que foi/é abordado no ocidente. O estilo mais popular no Japão atualmente é o "Strong Style" que foi aplicado pela NJPW. Yuji Nagata que já é considerado uma lenda da empresa concedeu uma entrevista recentemente onde falou sobre a psychology nesse estilo em particular. Veja abaixo:

"A match começa com os 2 competidores se testando basicamente através de mat wrestling até que um deles é capaz de obter a vantagem; é nesse ponto que as coisas se agitam, pois o competidor que está em desvantagem se nega a perder para seu adversário praticamente dizendo 'eu não vou perder pra você'. A partir daí a intensidade do confronto só aumenta com o uso de strikes até chegar ao clímax final."

Ele também explicou o motivo que provocou o surgimento desse conceito:

"O que me foi dito tempos atrás é que esse estilo foi criado com a ideia de 'transmitir inveja'; mas não só transmitir inveja ao seu oponente no através da sua capacidade no ringue, mas também à concorrência da AJPW na época, que era capaz de contratar vários talentos internacionais na época. Nossa ideia era mostrar que nos esforçávamos mais no dojo e por isso éramos melhores." 

Esse é só um exemplo de diferença entre estilos. Para que você leitor seja capaz de entender e conhecer mais estilos, deixarei alguns exemplos abaixo de matches de diferentes empresas em diferentes épocas.





































Apesar de ter sido uma explicação curta, eu espero que os pontos apresentados nesse espaço tenha ajudado você leitor a conhecer um pouco mais sobre a arte do Pro Wrestling e até mesmo esclarecido alguns pontos pra futuros debates que eu trarei aqui para o blog.

Até a próxima!!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © Poke Wrestling | Editador Por: LukeThePropa
Com contribuição gráfica de Willian Borges
E com contribuição intelectual de Matheus Ferreira