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sábado, 31 de dezembro de 2016

Estatísticas de fim de ano (RAW, Smackdown e iMPACT)


 Chegando ao fim de mais um mês, e também de mais um ano, é chegado a hora de analisar os números das audiências das três principais marcas do Pro-Wrestling na TV americana: RAW, Smackdown e o iMPACT Wrestling. Para conferir a análise completa, clique na continuação...



 Primeiro gostaria de ressaltar que essas minhas análises em especial são feitas levando em consideração apenas os números, olhando apenas os resultados obtidos; é claro que não deixando de fora alguns fatores importantes que acabam mudando a trajetória da audiência de um determinado show. Como, por exemplo, nesse mês tivemos apenas um notável fator: O retorno de John Cena, que fez com que o Smackdown não só ultrapasse o RAW no último show do ano, como conseguiu a segunda melhor audiência do ano, apenas ficando atrás no show especial do draft.

MONDAY NIGHT RAW

Média do mês de Novembro: 2939417
Média do mês de Dezembro: 2896500 (Queda de 1,46%)

TUESDAY NIGHT SMACKDOWN

Média do mês de Novembro: 2382800
Média do mês de Dezembro: 2590500 (Aumento de 8,72%)

THURSDAY NIGHT iMPACT WRESTLING

Média do mês de Novembro: 294750
Média do mês de Dezembro: 280600 (Queda de 4,80%)


 O RAW vinha de aumento de 5,34% de outubro a setembro, em seguida de 4,20% de novembro em relação a Outubro. Dois bons meses para o RAW, pois foram os primeiros meses no ano que apresentaram melhoras, pois vinha seguindo o ano com uma queda atrás da outra.

 Porém, esses dois meses foram especiais para a Brand, pois o mês de Outubro foi marcado com o retorno de Bill Goldberg e o mês de novembro com várias aparições dele, já que tinha sido confirmado que ele lutaria no PPV do fim do mês, o Survivor Series. Por esse motivo, o mês de Dezembro seria a prova de fogo se de fato o RAW teve alguma melhora. Principalmente que, apesar das aparições de Goldberg e a participação da Women's Division em um Main Event da Brand ter sido benéfica para a audiência, é um mês difícil de se conseguir bons números, por causa que esse mês em especial é a época de ação de graças nos EUA. E ter conseguido melhoras, mesmo que menor que Outubro, foi um ponto positivo para o RAW.

 Porém, os números de Dezembro voltaram a mostrar queda, só que dessa vez uma queda de apenas 1,46% em relação a Novembro. É bom lembrar que Dezembro também é outro mês difícil por ser mês de fim de ano e essa pequena queda pode representar duas coisas: Ou a empresa ainda está em bom caminho ou aquelas duas melhoras foram apenas passageiras se aproveitando do retorno de Goldberg para voltar a crescer.

 Então, para tirar essa dúvida, vamos analisar o mês de novembro e dezembro deste ano com o de 2015. 

Média do RAW em Novembro de 2015: 3169200
Média do RAW em Dezembro de 2015: 3453084

 E é aí que notamos um grande problema. Primeiro que de dezembro a novembro do ano passado tivemos uma melhora de quase 300 mil. Segundo que tivemos uma queda de quase 230 mil entre novembro deste ano e do ano passado. E terceiro que tivemos uma queda de quase 560 mil de dezembro deste ano para o mesmo dezembro do ano passado. Mostrando que de fato o RAW está enfrentando diversos problemas.

 O problema só se acentua quando comparamos a média anual dos dois anos.

Média de 2015 do RAW: 3701115
Média de 2016 do RAW: 3197481 (Queda de 13,61%)

 Como observado, o RAW teve uma queda de pouco mais de 500 mil, o equivalente a 13,61%. O que não é nenhuma novidade, a Brand só veio de queda nos últimos anos, passando de 5 para 3 milhões nos últimos 5 anos. O problema que parece que a empresa não está fazendo nada para reverter esse quadro de queda. Como será visto mais para frente nesta análise, mesmo com o draft, uma média desesperada por audiência, o RAW caiu durante o ano de 2016.

 Prosseguindo a análise e indo direto ao Smackdown, a Brand  que vinha se mantendo mais ou menos equilibrado em nível baixo - porque, apesar de ter um aumento de 2,53% de Novembro a Outubro, esse mês foi pior que o mês de Setembro, se mantendo num equilíbrio baixo nesses três meses -, conseguiu uma incrível melhora de de 8,72% em relação em relação a novembro. Mas é claro que contou com o fator do retorno de John Cena que ajudou nessa melhora. O Show, inclusive, superou o RAW na última semana do ano e foi a sua segunda melhor audiência do ano, só perdendo para o especial do draft.

 Estou acentuando isso, pois por mais que venham reclamar depois, John Cena é um Wrestler limitado e tem nada de especial. Por ser um retorno, é normal que tenha apresentado melhoras, mas após algumas semanas quando sua presença se tornar algo normal e monótono, a audiência vai voltar normal. Mas é claro que só o tempo dirá, é aguardar os resultados ao final de janeiro.

 Porém, ainda sim, sem contar com esse último show e fazendo a média dos três primeiros shows, o Smackdown apresentou uma média de 2492333, representando um aumento de 4,39%. Ainda sim sendo um aumento bastante significativo. Mostrando que o Smackdown nesse fim de ano está  de fato apresentando alguma melhora.

 Infelizmente eu não pude obter os dados da audiência de 2015 em relação ao número de visualizações, porém, tenho em relação ao rating, ou seja, os pontos. Gostaria de salientar que esses pontos são pontos percentuais analisado em relação ao número de televisões ligadas.

Média de 2015 do Smackdown: 1.69
Média de 2016 do Smackdown: 1.72

 Primeiro gostaria de falar que esses números não são 100% precisos, porém, o suficiente para comprovar a tese que vem a seguir. Que de fato o Smackdown vem apresentando uma melhora significativa, principalmente do meio do ano para cá quando teve o draft. O draft vem se apresentando mais benéfico pro Smackdown do que para o RAW nesse quesito. Porém, é esperar as cenas dos próximos capítulos e vê se a Brand continuará melhorando ou apenas  se é tudo ilusão.

 Para ilustrar isso tudo que eu disse do RAW e do Smackdown, eu preparei um gráfico de todas suas audiências em 2016, como pode ser vista abaixo:



 Como pode ser observado, até o momento do draft, a diferença das linhas de cada Brand era algo bem notável, mas após o draft elas (as linhas de audiência) começaram a se aproximar cada vez mais. Conseguindo passar em dois momentos, no show do draft em si e no último show do ano. 

 Independente como esteja a qualidade de ambos os shows, não há como negar que o Smackdown vem tendo uma boa melhora em relação a audiência em 2016, inclusive em ralação a 2015, principalmente com o draft. Não podendo dizer o mesmo do RAW, que continuou caindo até o fim do ano, mesmo com o draft. Agora é esperar o próximo mês e vê como ambas as Brands reagem.

 Como já mencionado, esse draft foi mais benéfico ao Smackdown do que ao RAW, que aliás, prosseguiu caindo como já vinha desde o inicio do ano, teve efeito nenhum.

 Encerrando a análise das duas principais Brands da WWE, vamos passar para a TNA com o Impact Wrestling.

 A TNA teve um excelente ano em 2016 e só vinha de melhoras, mas como bem disse em colunas anteriores, por conta de alguns problemas judiciais isso acabou afetando no booking e consequentemente na audiência. O Impact já vinha de queda de 9,59% de novembro em relação a outubro. Esse mês não foi diferente e dessa vez teve uma queda de 4,80%.

 Porém, ainda sim, a queda foi menor em relação ao mês passado. Principalmente por ser tratar do último mês do ano, não é algo tão ruim. Ainda mais se considerarmos que só houve show durante as três primeiras semanas do mês. As duas últimas semanas do mês foi ao ar dois shows recapitulando os melhores momentos do ano e é claro que isso afetou na média do mês.

 Então, tirando a média apenas das três primeiras semanas do mês, nós obtemos um resultado de 32333, o que representa um aumento de 8,84%, sendo um resultado muito bom. Conseguindo superar os obstáculos de novembro e enfrentando o mês de dezembro muito bem, que é um mês realmente ruim para se conseguir audiência.

 Indo mais afundo, podemos analisar as duas últimas semanas desse ano com o mesmo período do ano passado, que também foi recapitulação do ano.

Best iMPACT em 2015 Parte 1: 111000
Best iMPACT em 2015 Parte 2: 136000
Best iMPACT em 2016 Parte 1: 209000
Best iMPACT em 2016 Parte 2: 224000

 Houve uma notável melhora, enquanto em 2015 ficou na casa dos 100 mil, os melhores momentos de 2016 ficaram na casa dos 200 mil. Isso diz muito em relação ao ano de melhoras da TNA, que vem fazendo o possível e o impossível para não desperdiçar essa segunda chance (ou terceira, se considerarmos o fiasco com a Destination America em 2015) com a POP TV.

Média do iMPACT em 2015: 327250
Média do iMPACT em 2016: 311038

 Se formos comparar a média do iMPACT de 2016 para 2015 notamos uma leve queda apesar de tudo, mas há algumas explicações razoáveis para isso.

 Primeiro que, na última semana de novembro o Impact fez 165000, uma audiência muito baixo, porém, é a semana chave de ação de graças e muita gente não assiste TV nesse dia, principalmente nesse horário. O que afetou muito a TNA, ainda mais sendo numa quinta feira.

 Segundo que houve um dia (em 14/06/2016) em que a POP teve problemas técnicos e ficou fora do ar durante todo o tempo do Impact e a Brand só foi ao ar cerca de 2 ou 3 horas depois e isso prejudicou muito a empresa, ficando com 210000 e tinha tudo para conseguir uma boa audiência. Principalmente por ser tratar do primeiro show após o Slammiversary e a empresa estava com muito hype para esse show e ainda era um show ao vivo.

 E por último e não menos importante, ainda contei com os dois últimos shows, que foram apenas reprises. Mas apesar disso, a empresa ainda teve uma média de 320250, se mantendo quase a mesma coisa, mas com uma pequena queda ainda sim. 

 Ainda sim, é possível explicar isso. O Impact não teve um começo muito bom e só foi emplacar depois dos primeiros meses, o primeiro semestre foi apenas de adaptação, até melhorar no segundo semestre em seguida.

 Tanto que, o Impact passava às terças e teve que mudar para às quintas no meio do ano, por conta do Smackdown que fez o processo inverso e não há possibilidade de concorrências entre as duas Brands. O que se esperava de novamente outra queda e tendo que recomeçar tudo de novo, ocorreu justamente o contrário, conseguiram manter a mesma coisa que vinham dando e melhorando cada vez mais ao longo dos shows seguintes.

 A prova disso é se for comparar a média do segundo com o primeiro semestre, que teve uma considerável melhora. Para a análise mais eficiente, eu desconsiderei esses quatro shows que comentei anteriormente.

1° Semestre de 2016 do Impact: 297680
2° Semestre de 2016 do Impact: 344522 (Aumento de 15,74%)

 Um aumento de 15,74%, que é um aumento bem significativo. Explicando o porque de ter caído em relação a 2015 e comprovando o porque foi um excelente ano, apesar de tudo, em questão de audiência, para a TNA. Foi um mês de superação.

 E mesmo considerando com esses quatro shows, ainda sim o Impact superou no segundo semestre em relação ao primeiro (330393 contra 294308).

 O gráfico abaixo da linha de tendência da audiência da Brand exemplifica bem essa melhora que o Impact teve ao longo do ano. Nesse gráfico contei com os quatro shows que comentei anteriormente.

Pode-se notar uma leve inclinação para cima, demonstrando a melhora do Impact ao longo do ano.


 Para não parecer que minha análise está alienada à TNA, também é fácil notar, pelo gráfico do Smackdown e RAW, que o segundo semestre da Brand vermelha foi pior que o primeiro e que realmente o RAW decaiu durante o ano. Já o Smackdown sendo exatamente o contrário: Com o segundo semestre superior ao primeiro, a Brand azul teve uma boa melhora ao decorrer do ano. E, diferente do Impact, até conseguiu superar o ano anterior.

 Nem o RAW e nem o Smackdown teve problemas parecidos com a TNA em relação àqueles quatro shows mencionados anteriormente, além do processo judicial que a empresa enfrentou durante o segundo semestre e se acentuando entre outubro e novembro.

 É bom destacar que esse bom ano que a TNA teve um dos grandes responsáveis foi Billy Corgan, que inclusive foi ele que abriu o processo contra a empresa, situação já foi resolvida. No entanto, ele agora não trabalha mais na empresa. Por isso é aguardar como a TNA vai reagir sem Corgan ao comando da empresa em 2017, apesar de já ter demonstrado algo durante o fim de 2016. Como isso pode ainda ter sido resquícios do bom trabalho dele na empresa, é apenas esperar como a empresa vai reagir do zero sem ele em 2017.

 Então, é isso, essa foi a análise completa das audiências das três principais Brands do Pro-Wresttling na TV nos EUA. Espero que tenham gostado e até a próxima análise ao final de janeiro e fui!
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